segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pezinho do bebê pode indicar problemas futuros

Quem nunca ouviu falar do teste do pezinho, que atire a primeira pedra.

Para quem nunca soube da existência do teste, ou para quem conhece mas não sabe para que ele é feito, o Saúde Ativa vai explicar o processo.

O teste do pezinho, consiste numa furadinha no calcanhar do pé dos bebês, de preferência, com 03 dias de vida, com o objetivo de detectar uma série de doenças através da análise do sangue colhido, por meio de um papel-filtro. Existem três tipos de teste do pezinho: o básico, o avançado e o plus, porém na rede de saúde pública, apenas a versão básica está disponível.

Como descrito, o teste vem a descobrir uma série de doenças que podem ocasionar problemas crônicos e até mesmo neurológicos, como o hipotireoidismo, a fenilcetonúria, a anemia falciforme e a fibrose cística, dentre outros.

Aqui em Salvador, os postos de saúde municipais, fazem a coleta e entregam à APAE, para que esta faça as análises necessárias e envie os resultados.

Três gotinhas de sangue, podem diagnosticar uma série de doenças.

Conhecendo as doenças diagnosticadas na versão básica do teste:

  1. Fenilcetonúria: Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave.
  2. Hipotireoidismo: A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento. 
  3. Fibrose Cística: Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos.
  4. Anemia Falciforme: As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina "S". Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções. 
Por isso mãe, não deixe de levar seu bebê para fazer a coleta, pois três gotinhas de sangue do pé do seu filho, podem ser três gotinhas que garantirão um desenvolvimento saudável e mais seguro.

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon