sábado, 21 de agosto de 2010

Hipertensão Arterial: uma inimiga mortal e silenciosa.

A Hipertensão Arterial (HA), ou pressão alta, é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias. Podem ocasionar a Hipertensão, o estresse, o fumo, o sedentarismo, a obesidade, o alcoolismo e até a hereditariedade. Para verificar o volume de pressão sanguínea, utiliza-se o esfigmomanômetro, um aparelho que mede a pressão do sangue nas artérias. O esfigmomanômetro é também conhecido como tensiômetro.

Na maioria das vezes, a Hipertensão Arterial não causa sintomas, o que dificulta um melhor tratamento pelo fato do seu portador não ter ciência de que tenha a doença.

O problema tem muitos casos no Brasil.
O diagnóstico é simples e pode ser feito em qualquer posto de saúde, pelo menos duas vezes por semana, ou no consultório médico, ao menos duas vezes no mês. Além da verificação médica, há também os exames clínicos específicos que determinam se uma pessoa é ou não, portadora da HA.

Considera-se hipertenso o indivíduo que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9, durante seguidos exames, de acordo com o protocolo médico. Ou seja, uma única medida de pressão não é suficiente para determinar a patologia. A situação 14x9 inspira cuidados e atenção médica pelo risco cardiovascular (Wikipédia, 2010).

A elevação da pressão arterial provoca várias complicações, entre as mais perigosas, estão o infarto e o AVC, Acidente Vascular Cerebral, ou derrame, como é popularmente conhecida.

Abaixo, a classificação oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que indica a pressão arterial considerada normal e a pressão arterial considerada porpícia para a Hipertensão.


Categoria PA diastólica (mmHg) PA sistólica (mmHg)
Pressão ótima < 80 <120
Pressão normal < 85 <130
Pressão limítrofe 85-89 130-139
Hipertensão estágio 1 90-99 140-159
Hipertensão estágio 2 100-109 160-179
Hipertensão estágio 3 ≥110 ≥180
Hipertensão sistólica isolada < 90 ≥140

O tratamento indicado é a redução do consumo de sal e frituras, além de uso de medicamentos, como diuréticos e controladores da pressão, a exemplo do Hidroclorotiazida (HCT) e do Captopril, respectivamente.

Mas a principal recomendação é obedecer o que seu médico determina e procurar ter uma vida mais saudável.

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon