sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Câncer de Próstata: saiba o que é e como prevenir

Como todo mundo sabe, estamos no Novembro Azul, campanha de conscientização criada há dez anos, para sensibilizar os homens, quanto aos cuidados, prevenção e combate ao Câncer de Próstata.

O Blog da USFBM, vai explicar para você, agora, o que é e como combatê-la.

A próstata é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga e integra o sistema reprodutor masculino. Sua função é produzir a maior parte do liquido seminal, responsável por auxiliar na movimentação do espermatozóide e alimentá-lo. É do tamanho de uma noz.

A outra parte do líquido que forma o sêmen, é produzida nas vesículas seminais, localizadas lateralmente, logo acima da próstata.

Dependendo de alguns fatores, o órgão pode sofrer mutações celulares, o que incorre no surgimento do câncer. Fatores esses que vão desde a genética, passando pelo sedentarismo, a idade avançada, o uso de álcool, o tabagismo, má alimentação, entre outros.

Os negros, tem maior prevalência sobre os casos da doença. Segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer, o Brasil teve em 2012, 60.180 casos. O câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens no país, perdendo apenas para os casos de câncer de pele e de pulmão. No mundo todo, o câncer de próstata é o sexto mais comum.

O total de mortes pela doença, em 2010, chegou a 12.778 óbitos. A doença é silenciosa até determinado tamanho de tumor e é de crescimento lento. Demora muitos anos para os primeiros sintomas aparecerem e com isso, pode ou não as chances de cura serem maiores (leva pelo menos 15 anos para o tumor atingir 15 cm).




Quando os sintomas aparecem, surgem com dores nas costas, dificuldades em urinar, disfunção erétil, ou ejaculação dolorosa, incontinência urinária e fecal e polaciúria (diminuição do volume de urina durante o dia).

O tratamento, após a descoberta, é feita com radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal (nos casos em que as células cancerígenas já se espalharam pelo resto do corpo) e em casos mais extremos, cirurgia de retirada do órgão.

É importante que os homens, a partir dos 50 anos, façam os exames para detectar a doença, principalmente, o exame de toque que é o mais eficaz na descoberta de alterações da estrutura externa da próstata.

Além do toque retal, faça também o PSA, exame laboratorial que identifica células cancerígenas no sangue.


Mas deixe o preconceito de lado. O toque retal é o seu aliado na cura da doença. Em média, no país, apenas 10 % da população masculina realiza o exame nos consultórios médicos. É indolor, rápido e não causa incômodo algum.

E não esqueça! Siga as orientações do seu médico, melhore a qualidade de sua alimentação, fazendo uso de frutas, verduras, legumes, alimentos com pouco sal e bastante cereais. Pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas, não fume e não beba.

Se tiver casos deste tipo de câncer na família, com menos de 60 anos, vá para o médico. Previna-se.

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon