domingo, 13 de setembro de 2015

Ministério da Saúde lança aplicativo para Cartão SUS

App está disponível para smartphones Android; para iOS, em breve


O Ministério da Saúde lançou no último dia 31 de agosto a versão digital do Cartão SUS, disponível nos smartphones Android e iOS, neste a partir de novembro.

Aplicativo está disponível no Google Play e em novembro, no Apple Store. Foto: Google.


O app traz ferramentas úteis para o usuário cadastrado no Sistema SUS como registros de controle de aferição de pressão arterial, de medição da glicemia e de medidas antropométricas, além de informar sobre alergias de qualquer natureza, anotar números de emergência e compartilhar informações de saúde com médicos e outros profissionais da área.

Usuários podem registrar informações úteis sobre sua saúde e compartilhar com os médicos que o acompanham. Foto: Google.
Para acessar, basta informar o CPF e data de nascimento. Se ainda não tiver o Cartão plástico, também pode fazer o cadastro e depois se dirigir a uma unidade de saúde para autenticá-lo e fazer a emissão, tendo entretanto que levar os documentos necessários (em Salvador, são necessários as cópias de um documento de identidade, do CPF, se for maior de 16 anos e de um comprovante de endereço no nome do titular ou dos seus pais).

Para quem quer ter o app Cartão do SUS online, basta acessar a loja virtual da Google no link abaixo:


Portabilidade

E atenção você que tem o cartão emitido em outra cidade ou estado. Por determinação da Prefeitura, os cartões que sejam de outra localidade devem fazer a portabilidade para valer em Salvador.

Para isso, os usuários devem procurar a Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, situado na Praça Thomé de Sousa, s/n, Edifício Ranulfo Oliveira, térreo, Centro, munidos de cópia do documento de identidade, CPF para os maiores de 16 anos, comprovante de endereço de Salvador, além de declaração de Associação de Bairro ou Conselho de Moradores (vale também de igreja ou ONG, desde que em papel timbrado e com CNPJ) comprovando morar no bairro informado no endereço e, se tiver crianças estudando, declaração do colégio onde as mesmas frequentam e também o Cartão do SUS.

O objetivo é evitar fraudes e desvios de verbas necessárias para o bom funcionamento da saúde na capital.

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon