sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Infarto: quando saber se está tendo um?

Quem é que não queira passar longe de ter um infarto? Todo mundo não quer passar por esse problema, mas ela avisa quando vai aparecer.



Para evitar ter um, saiba então reconhecer esses avisos. A USF Boca da Mata te ensina quando identificar que um infarto vai acontecer. 

O que é o infarto?


Primeiro de tudo é saber o que é o infarto. O termo refere-se ao ataque que sofre ao coração, ao ter o fluxo que leva sangue até o miocárdio, que é um músculo do coração, bloqueado por um tempo prolongado. Esse bloqueio ocorre quando as artérias coronárias ficam entupidas por placas de gordura (ateroma), presentes nas paredes arteriais e por coágulos de sangue. É fatal se não tratado a tempo.

As doenças do coração são as que mais causam mortes no mundo. Ao todo, são cerca de 30% de causa mortis no Brasil. 

E um detalhe importante: o infarto ocorre de formas distintas entre homens e mulheres. Elas são 30% das vítimas da doença no país, segundo o Ministério da Saúde, pois a musculatura cardíaca tem particularidades em relação ao coração dos homens.

Coração infartado. Imagem: Site Sempre Tops/www.sempretops.com

Os sinais do Infarto



O infarto pode ser típico (aquele que dá sinais informando que está por acontecer), ou atípico, quando o infarto ocorre silenciosamente. Os sinais mais iminentes são o vômito, palpitação, fraqueza, falta de ar, ansiedade, fadiga, tontura ou vertigem e sonolência. Se dois ou mais destes sintomas surgirem, é encaminhar diretamente para uma emergência. Além destes sintomas, desconfie de desconforto no tórax (que está associado a estufamento, ou aperto no peito ou a pressão ruim), desconforto em qualquer parte superior do corpo ou nos joelhos e câimbra no braço esquerdo.

E lembre-se de procurar uma unidade de emergência mais próxima, ao menor sinal de infarto.

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon