segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Agrotóxicos estão ligados ao câncer e a problemas na puberdade

Segundo especialista, consumo de produtos que utilizam o produto, dobra as chances de mulheres com câncer de mama

O uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira e mundial, vem acarretando no consumidor final, um aumento significativo de casos de câncer e, vem causando sérios problemas no desenvolvimento de crianças que entram na puberdade. A opinião foi dada pelo nutricionista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Fábio Gomes, ao jornal O Globo.

Na palavras do especialista, as recentes pesquisas apontam que mulheres que apresentavam agrotóxicos acumulados no organismo, tinham o dobro da chance de desenvolver câncer de mama. Já a propensão de pessoas desenvolverem a doença nos testículos e do fígado, também tendem a seguir o mesmo parâmetro.

Em relação às crianças, como elas tem o sistema imunológico menos desenvolvido, os riscos causam deficiências hormonais, distúrbios nos ciclos entre as meninas, antecipando a primeira menstruação (menarca) e nos meninos, a diminuição do pênis. Sem contar que doses excessivas, provocam distúrbios motores e neurológicos.

Lavar os alimentos


A melhor maneira de evitar essas ocorrências, é lavando os alimentos, logo após a sua compra, em água corrente ou com uso de hipoclorito de sódio (água sanitária). Isso retira os resíduos de agrotóxicos presentes em frutas, verduras, hortaliças. Porém, é necessária atenção com alimentos, já que mesmo com a lavagem em água corrente, pode acontecer de o resíduo de produtos químicos não sejam eliminados.

Para utilizar a solução de água sanitária, que retira boa parte dos produtos tóxicos, a receita é a seguinte:

Para 1 litro de água, coloque uma colher de sopa de água sanitária, para higienizar os alimentos, matando os agentes microbiológicos.

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon