sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Março: mês de vacinação contra o HPV

Meninas adolescentes serão as primeiras a receber imunização


O Ministério da Saúde deu início nesta semana, as estratégias que serão adotadas na campanha de vacinação contra o HPV, responsável pelos altos índices de câncer de mama entre as mulheres no mundo todo.

A vacina que só era disponibilizada em clínicas particulares, agora será aplicada também na rede pública de saúde. A campanha nacional de imunização anti-HPV, acontece no mês de março, com o "Dia D" realizado no dia 10. 

Serão imunizadas todas as mulheres com idade entre 11 e 13 anos. Em 2015, a idade mínima será reduzida para os 9 anos. Serão aplicadas três doses, sendo que a segunda dose deverá ser aplicada dois meses depois em relação a primeira e a terceira, com seis meses. Além disso, na época da vacinação, as unidades de saúde deverão fazer um cadastro com nome, endereço e telefone das meninas imunizadas, a fim de fazer o controle das doses aplicadas. Porém, é necessária a autorização dos pais e/ou responsáveis.

"Vacina contra o HPV é medida preventiva, não substituiu a realização de exames periódicos e o uso de preservativo nas relações", disse a coordenadora do programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, ao site do Ministério da Saúde. A meta é vacinar cerca de 5,2 milhões de meninas, nos 36 mil postos de saúde do SUS. A Bahia receberá 844.300 doses, do total de 10.714.841 disponibilizadas em todo o país para a campanha nacional. 

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon