terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Teste caseiro de detecção de aids começa a ser comercializado no ano que vem

MS anuncia também, ampliação do tratamento de antirretrovirais no SUS


No mês dedicado à prevenção da aids, o Ministério da Saúde anunciou que a partir de abril de 2014, iniciará a comercialização de um teste de detecção da doença, nas farmácias brasileiras.

O produto, desenvolvido pela Fiocruz, identifica a presença do vírus HIV na saliva. Segundo o responsável pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério, Fábio Mesquita, o produto irá custar R$ 8,00 e será totalmente subsidiado pelo governo.

"O valor de venda no país, será o mais barato do mercado internacional", se referindo ao fato de que existe um produto similar à venda, há dois anos, nos Estados Unidos. Ainda segundo Mesquita, o teste é totalmente eficaz e funciona semelhante ao teste de gravidez, com resposta rápida. 

Para fazer o teste em casa, a pessoa deverá antes, obedecer as seguintes orientações: não ingerir álcool nas 24 horas anteriores ao teste, não utilizar batom ou similares, entre outros especificados na bula. Ele alertou, no entanto, que o teste não identifica outras DST's.

Durante a comemoração do Dia Mundial de Luta contra a Aids, no domingo 1º, o MS divulgou os números da doença no país. De acordo com as estimativas, o Brasil tem hoje 718 mil pessoas infectadas com o HIV, mas destas, 150 mil ainda não sabem que são soropositivas.

Outra medida do Ministério, foi a ampliação do tratamento com antirretrovirais para os portadores pelo SUS. Antes só podiam ser tratados, os que tem comprometimentos imunológicos. Com a mudança, passam a ser abraçados também, à todos aqueles infectados, independente do estágio da doença ou da quantidade de células de defesa (CD4) presentes no organismo.

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon