segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pé diabético: muito cuidado com eles

Seu pé fica inflamado? Infecciona? Aparecem feridas e úlceras que não cicatrizam? É diabético? Então comece a tomar uma atitude para não perder um dos seus mais importantes membros.

Os pés são um dos pilares de sustentação do nosso corpo e sofrem constantemente por isso. São formados por 26 ossos, 20 músculos e 114 ligamentos. Sem eles, seria impossível o ser humano se manter erétil.

Por isso mesmo, todo indivíduo deve procurar cuidar da saúde dos seus pés, em especial os diabéticos. O Pé Diabético é uma consequência crônica do diabetes mellitus. Cerca de 40% a 60% das amputações que não tenham origem traumática, sejam oriundas da doença. E 80% dessas amputações, originam de úlceras.


Os sintomas mais comuns são formigamento, devido à má circulação sanguínea, perda de sensibilidade, dores, queimação e dormência, que pioram muito à noite. 

E o pé diabético pode ser evitado? Sim, pode! As primeiras decisões a serem tomadas são controlar os níveis de açúcar no organismo e consultar um médico para fazer a avaliação e o tratamento adequados.

Auto-exame

O paciente diabético, notadamente aqueles que tenham os tipos 1 e 2, devem fazer constantemente uma auto-avaliação do pé. Primeiramente, observe-os em local bastante iluminado para ver se não há frieiras, cortes, calos, rachaduras, feridas ou mudança de cor. Faça uso de um espelho para enxergar melhor as áreas mais difíceis e se possível, peça ajuda a alguém.



Outros cuidados

Além do auto-exame, o diabético deve tomar os seguintes cuidados: lave os pés com água morna e nunca esfregue; use meias sem costura de algodão ou lã; se for cortar as unhas, também lave e sequem muito bem e utilize cortador apropriado e esterilizado ou tesoura de ponta arredondada; calce sapatos macios, fechados e que ofereçam firmeza, estes não podem ser de couro sintético, muito menos duros ou de plástico, com saltos altos demais e pontas finas, bem como não fique muito mais do que 1 hora com os sapatos novos, até que estes fiquem macios.

Também mantenha os pés hidratados, mas não passe creme nos cantos de unha e entre os dedos e não retire os calos, sem autorização do médico.



Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon