terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ministério da Saúde aumenta o teto de idade para doação de sangue

Órgão máximo da saúde no país também mudou o teste de doação


Nesta terça-feira, 12, o Ministério da Saúde anunciou mudanças na idade limite para a doação de sangue e também, o teste utilizado para detecção de Aids e Hepatite tipo C, tornando este teste obrigatório e com maior rapidez.

Até ontem, a idade limite para realizar a transfusão e doação de sangue nos hemocentros e bancos de sangue existentes no país, era de 65 anos e agora, passou para 69 anos. Este aumento, irá abranger cerca de 2 milhões de novos potenciais doadores. 



Já o teste que passará a ser utilizado, substituirá o Elisa, na detecção de vírus HIV e da Hepatite C. Quanto ao teste de Ácido Nucleico, o NAT, o ministro Alexandre Padilha, afirmou que mesmo não sendo obrigatório a sua utilização, os laboratórios credenciados ao SUS, já fazem sua aplicação desde julho deste ano.

Os laboratórios públicos e privados tem 90 dias para se adequar às novas regras. O SUS tem 32 hemocentros coordenadores e 368 hemocentros regionais, além de núcleos de hemoterapia no território nacional. A rede pública brasileira é responsável por 75% das transfusões de sangue e derivados.

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon