quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Diabetes: silenciosa e mortal... para quem não se cuida.

Dando continuidade ao Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar o homem sobre os cuidados e prevenção ao câncer de próstata, o mês também é de controle de outra doença que se tornou questão de saúde mundial: a diabetes mellitus.

Primeiramente, diabetes é uma síndrome do metabolismo da insulina, hormônio que quebra as moléculas de açúcar (glicose) presentes no organismo, transformando esse açúcar em energia, ou fazendo com que esse hormônio seja incapaz de exercer sua função de maneira adequada. Quando não há a absorção de glicose pelas células, o organismo queima gordura e essa queima produz ácidos que são prejudiciais à saúde, pois estes ácidos, denominados cetonas, se acumulam no sangue.

Existem alguns tipos de diabetes, como o diabetes gestacional, os provocados por indução de entorpecentes e os casos genéticos, por exemplo. Porém dois se destacam: o Diabetes Tipo 1 e o Diabetes Tipo 2.

No Tipo 1, o pâncreas produz pouca ou quase nenhuma insulina. Acomete mais a crianças e adolescentes e causa a dependência do uso de insulina industrial, já que ela é autoimune.

No Tipo 2, ocorre a resistência à insulina e acomete mais aos indivíduos acima de 40 anos de idade. Pode ser ou não insulinodependente.



Os principais sintomas são a poliúria, ou o aumento da quantidade de urina eliminada pelo indivíduo, o que caracteriza a desidratação. Com isso, o diabético acaba tendo sede demasiada (polidpisia); aumento do apetite; impotência sexual; problemas de visão; inflamações na pele e unhas por fungos; dificuldade na cicatrização de feridas; distúrbios no coração e rins, entre outros.

Os principais fatores de risco são a obesidade, o sedentarismo, a hereditariedade, a hipertensão, medicamentos à base de cortisona, estresse emocional e os altos níveis de gordura no sangue e colesterol.

O tratamento passa pela reeducação do paciente. Não deve se fazer uso de cigarro e álcool, além de medicamentos com cortisona. Mantenha hábitos de vida saudáveis e pratique exercícios. Controle a pressão arterial e a quantidade de colesterol e de gordura no sangue e faça sempre a verificação dos níveis de glicose.


E o mais imprescidível: consulte o médico e siga todas as suas instruções, principalmente, quanto a indicação de medicamentos de controle.

O diabetes é silencioso, é mortal, mas isso para quem não se cuida.

Seu comentário é muito importante para nós. Mas para que ele seja publicado, você deve seguir algumas regras.

Os comentários não devem ser anônimos, nem devem conter ofensas, palavrões e nem links com conteúdo político, erótico, publicitário, violento ou que incentive o uso de entorpecentes de qualquer natureza.

Todos os comentários são avaliados pela moderação, antes de ser publicado.
EmoticonEmoticon